Um projeto dedicado à prevenção de todas as formas de violência
O Projeto Tartanina foi idealizado por um grupo de psicólogas clínicas que tinham em comum a experiência profissional no atendimento às vítimas de abuso sexual. Uma experiência compartilhada que mostrou ao grupo a importância de conscientizar a sociedade sobre a vulnerabilidade infantil.
Cientes da importância de colocar o tema em pauta, o grupo deu início as atividades do Projeto Tartanina, que atualmente conta com dois livros: O Segredo da Tartanina e o Tesouro da Tartanina, que abordam a violência contra crianças e adolescentes. Os livros tratam o tema de forma lúdica com objetivo de interagir com as crianças. No entanto, o projeto também conta com ações de capacitação direcionadas aos profissionais de diversas áreas relacionadas à pedagogia, psicologia e áreas afins, que desejam se preparar para utilizar o material em salas de aula e outros ambientes nos quais atuam diretamente com crianças.
Para aproximar-se do público e criar identificação, os livros contam as histórias de uma pequena tartaruga que como qualquer criança pode estar vulnerável aos diversos tipos de violência. As aventuras, descobertas e aprendizados de Tartanina são narrados com leveza, cuidado e linguagem adequada para facilitar a compreensão da mensagem. Um apanhado de detalhes planejados com objetivo de deixar o material atrativo e interativo o suficiente para conquistar a atenção das crianças, despertando o interesse pelo assunto.
O primeiro livro, O Segredo da Tartanina trata o tema do abuso sexual, já no segundo livro, O tesouro da Tartanina, as autoras discorrem sobre outras vulnerabilidades que são colocadas em evidência através da exploração do tema bullying, atualmente uma das formas de violência mais frequente entre crianças e adolescentes. Diante dessa realidade o livro visa a prevenção e proteção às crianças, bem como a sensibilização de adultos para a gravidade da situação.